ARCOV - Associação Recreativa e Cultural de Covas

imagem: logo_arcov.jpg A ARCOV nasceu da junção do Grupo Desportivo de Covas e a Comissão de Festas de S. João Covas, que eram constituídos, em grande parte, por elementos comuns.
A nível estatutário a ARCOV nasceu oficialmente em 08 de Janeiro de 1975, embora já em 1973 a ARCOV existisse com alguns (poucos) sócios, para, aquando da sua oficialização ser de setenta e quatro sócios.
Embora a sua fundação fosse em 1975 só a 27 de Novembro de 1978 é que os estatutos da ARCOV são publicados em Diário da República.
Depois de um processo que englobou grandes debates de princípio, chegaram à criação da Associação com objectivos mais amplos e ambiciosos. Este é o lema que passa a caracterizar a ARCOV e visa, fundamentalmente proporcionar a cultura, o recreio e o desporto, a todos os seus associados bem como à organização das festas de S. João em Covas.
No desporto, mais propriamente no futebol de 11, participa durante vários anos em torneios realizados por colectividades do concelho de Guimarães, e em 1980 com a filiação na Associação de futebol de Braga, participa nos campeonatos distritais durante algumas épocas. Depois de investir em instalações fora da freguesia, e com o decorrer dos anos, a ARCOV sobe de divisão. Apesar de tudo isto, pouco tempo depois surge a ruptura desta filiação, em consequencial de elevadas despesas que a Associação acarretava, assim como a falta de infra-estruturas necessárias.
Nos anos 80 o atletismo vem juntar-se a outra modalidade já existente, o futebol de 11. Com participações em inúmeras provas de atletismo, a ARCOV vai conquistando troféus em muitas provas. Volvidos alguns anos, e em consequência de elevadas despesas que a associação acarretava, assim como a falta de infra-estruturas necessárias, dá-se a ruptura da equipa de atletismo.
Em 1991 a ARCOV filia-se na Federação Portuguesa de Futebol de salão e durante 10 anos esta é a modalidade oficial da ARCOV, onde se destaca a presença em uma final da Taça de Portugal na época 96/97 e a conquista do Troféu Regional de Juniores na época 98/99. Em 2001, por razões económicas e de organização da mesma modalidade a Associação desvincula-se da Federação Portuguesa de Futebol de salão, não tendo hoje qualquer actividade desportiva oficial, participando apenas em algumas actividades desportivas pontuais.
A nível recreativo e cultural, a ARCOV organiza o primeiro encontro de coros de Guimarães, as comemorações do 1º aniversário do Instituto Português da Juventude em 1990, jornadas recreativas, a Festa de São João em Covas, Natal dos Associados e as comemorações do seu Aniversário. Na organização das Festas de São João, a ARCOV chamou a si de grandiosas festividades contando com a participação de grandes artistas do top nacional, tornando-se assim famosas em todo o concelho de Guimarães e não só. Ano após ano sente-se uma mobilidade que se foi sedimentando e que se credibilizou junto da comunidade. As Festas atingiram um brilhantismo até aqui nunca conseguido, e estamos certos que será sempre ponto de encontro de enormes multidões que nos visitam para assistirem às Festas São Joaninas, fazendo prevalecer Covas Rei do São João.
A ARCOV é uma Instituição de Utilidade Pública desde 22 de Maio de 1990 e readquiriu recentemente a condição de Associação RNAJ (registo nacional de associações juvenis), bem como o Estatuto de Mecenato Cultural.
Hoje a ARCOV tem um património vasto composto por edifícios, armazéns, terrenos, carros e outros materiais de apoio à realização das suas actividades.
Somos uma Associação jovem, dinâmica, formando um todo organizado e funcional pelo que temos feito e continuaremos a fazer, em prol do Associativismo local e nacional, dos nossos Associados e da População em geral.


Morada
Rua de Covas, 260 - Polvoreira
4835-167 Guimarães

Telefone
Sede Social - 253 523 644
Secretaria - 253 522 746

Fax
253 522 746

e.mail
geral@arcov.net


Site
www.arcov.net (brevemente disponível)


Blog
www.arcov75.blogspot.com


voltar