Centro Social da Paróquia de Polvoreira

imagem: centro_social.jpg O Centro social de Polvoreira, iniciou no ano lectivo de 1997/1998 com a criação do A.T.L., pela atribuição a Polvoreira de uma pré-primária, pela influência da Junta de Freguesia. O A.T.L. teve diversos problemas para a sua viabilidade inicial, dos quais se destacam: os horários reduzidos (das 9 horas às 15 horas), ineficazes para as famílias e por conseguinte fraca aderência de miúdos; a falta de condições e localização do A.T.L., a funcionar na escola da Valinha, a qual se localiza junto da EN105, tendo originado acidentes (atropelamento de criança), provocou divulgação negativa, apoiada pela comunicação social, sobre o A.T.L..Perante tais problemas a Junta de Freguesia em colaboração com a Associação de Pais e da Educadora de então, e, apoiados pela benfeitoria do Sr. António da Silva Pereira Vaz, que cedeu uma casa devoluta para instalação do futuro Centro Social e posteriormente um veiculo para transporte das crianças, tendo nessa altura sido decido criar um I.P.S.S., com a conivência do P.e Isaac.
Com a colaboração e apoio da Câmara Municipal e autorização da DREN e a contribuição de muitos paroquianos, foi possível reconstruir a casa para instalar a pré-primária, em tempo recorde, até ao início do ano lectivo 1999/2000. Por solicitação dos pais pela grande vantagem do prolongamento do horário da pré-primária, levou à continuação do projecto para reconstrução total do edifício no sentido de criar condições de implementação do A.T.L. para mais 40 crianças. A Câmara apoiou as obras e a Segurança Social estabeleceu um protocolo de apoio às referidas 40 crianças que já frequentavam a escola primária. Actualmente, têm 10 funcionários, para apoio aos 75 alunos do prolongamento da pré-primária e no A.T.L. da primária são 118 alunos, tendo neste momento uma técnica e uma sub-coordenadora a gerir os destinos da A.T.L., sendo este Presidido pelo Padre Isaac Araújo e Silva e tem por Vice-Presidente - Carlos Alberto Alves Miranda Oliveira.
O Centro é o legitimo proprietário de todo este espaço e desta valência e iniciou novo ciclo com nova direcção, tendo intenção de alargar o A.T.L., de adquirir um mini-autocarro para o transporte das crianças e iniciou a construção do Centro de Dia, estando ainda a formar uma equipa para iniciar o Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Morada
Rua do Formigoso, 264 - Polvoreira
4835-167 Guimarães

Telefone
ATL - 253 524 461
Centro Dia - 253 527 240

Fax
253 527 241

e.mail
centrodiapolvoreira@mail.telepac.pt
c.s.p.polvoreira@mail.telepac.pt

Blog
www.cspolvoreira.blogspot.com

voltar