Fraternidade Nuno Alvares

imagem: fna_distintivo.gif IDENTIDADE: A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é a associação de senhoras e de homens que, na sua juventude, pertenceram ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português. É uma associação de escutismo adulto, privada, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em conformidade com os Princípios, a Lei e a Promessa, concebidos pelo fundador Baden-Powel.
Tem como finalidades:
- Fortalecer os laços de amizade vividos durante o tempo de pertença ao CNE;
- Possibilitar a participação dos associados em actividades escutistas;
- Permitir a partilha entre a experiência do passado e as realizações do presente, pelo desenvolvimento das relações entre os associados e os escuteiros mais jovens;
- Manter vivo nos seus associados o espírito escutista, nomeadamente: na vivência da Fé e do humanismo cristão; na atitude de serviço voluntário à comunidade; na protecção da natureza e do ambiente; na partilha fraterna mundial com os outros irmãos escuteiros e guias.

HISTÓRIA: O Núcleo de Polvoreira foi constituído em 1967, por um grupo de antigos escuteiros – muitos deles pertencentes ao “grupo fundador” do escutismo em Polvoreira - desejosos de reviver os tempos da sua juventude. É um dos Núcleos mais antigos do País, sendo o nº 4 da Região de Braga.
Na continuidade da Fraternidade, foi criada no dia 2 de Janeiro de 1983, a “Associação dos Antigos Escuteiros de Polvoreira” (AAEP), tendo adquirido a personalidade jurídica, em 18 de Outubro do mesmo ano. A sua constituição deveu-se à necessidade de existir uma entidade que pudesse ser proprietária da futura sede. Actualmente, a AEEP mantém-se para os actos jurídicos que dizem respeito à propriedade da Sede.
No ano de 2007, o Núcleo de Polvoreira comemorou solenemente o QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO da sua FUNDAÇÃO, tendo sido distinguido pela Direcção Nacional da FNA com um “Louvor Nacional”, pelo “trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, pelo empenhamento e vivência da Lei e dos Princípios do Escutismo, denotando sempre elevado sentido do Serviço e pelo respeito pelos Estatutos e Regulamentos da FNA – Fraternidade de Nuno Álvares” (Ordem Nacional, nº 15).

Morada
Rua Francisco da Silva Areias
4835-225 Guimarães

e.mail
fnapolvoreira@gmail.com

Blog
www.fnapolvoreira.blogspot.com


voltar