Folclore


imagem: museu2.jpg
Deve-se ao Grupo Folclórico de Polvoreira a realização de um dos grandes eventos da freguesia: o Festival Internacional de Folclore, em Setembro, que inclui, também, a a Festa da Terceira Idade.

O grupo tem como objectivo promover actividades culturais, designadamente, recolher, manter e divulgar as músicas, danças e trajes da região de Guimarães.
Tem participado em festas e romarias, bem como em vários festivais por todo o país e no estrangeiro. imagem: museu3.jpg A Associação tem como forma de subsistência a comparticipação dos seus sócios, empresas e autarquia local, freguesia e Câmara de Guimarães, Governo Civil de Braga e Inatel, onde é filiada.
Durante o ano, a associação organiza várias actividades para os sócios e componentes do grupo e familiares, celebra o seu aniversário, magusto, ceia de Natal e os Reis, que também é uma forma de angariar sócios e fundos para o grupo. Na Páscoa e no Natal alguns elementos do grupo visitam os idosos e doentes da freguesia, levando uma mensagem e lembranças.


O grupo imagem: museu1.jpg é composto por 55 elementos e todos os seus trajes são seu património.

Figuras e Trajes:
noivos, missa, viúva rica, viúva alegre, traje de trabalho, traje de festa, traje de feira homem e traje de criado.

Danças: O Velho; Cana Verde; Tirana; Xula; Perim; Maia; São Sais; Vareira Descansada; Vira de Roda; Vira de Polvoreira, São João, entre outras.


Museu Etnográfico
imagem: museu4.jpg
Dinamizado e criado pelo Grupo Folclórico de Polvoreira.
Foi fundado em Maio de 1999. Inclui um amplo património ligado às alfaias agrícolas. Está instalado num anexo do Centro Social de Polvoreira.